Robôs e Exoesqueletos

A Consumer Eletronics Show, mais conhecida como CES, é um dos se não o maior evento expositivo de tecnologia do mundo. Sediada em Las Vegas e atraindo várias das mais importantes empresas do setor, a feira tem a tradição de ser o local onde as organizações revelam suas inovações.

Neste ano, 2019, o evento ocorreu entre os dias 8 e 11 de Janeiro, no famoso Centro do Convenções de Las Vegas. Dentre as muitas inovações apresentadas, o destaque acabou ficando por conta da Samsung. A sul-coreana, famosa por sua linha de dispositivos móveis, surpreendeu ao expor ao mundo seus protótipos de robôs e exoesqueletos.

Foram apresentados três robôs que tem como foco o trabalho doméstico e a saúde pessoal. O Bot Retail tem como função prestar auxílio ao usuário no momento das compras. O Bot Air foi projetado para manter uma boa qualidade de ar nas residências. E por último, e o que mais chamou atenção do público, o Bot Care, um robô capaz de prestar serviços de saúde básicos como por exemplo medir pressão e batimentos cardíacos; a expectativa é que ele seja usado, principalmente, em cuidado à idosos.

Os exoequeletos intitulados, Gait Enhancing Motivational System (GEMS), foram projetados para auxiliar pessoas com limitações físicas. Um exemplo é o GEMS-H que facilita a movimentação do joelho.

Por mais excitante que tenha sido a conferência, é bom acalmar os ânimos já que a empresa não divulgou datas ou preços de lançamento desses produtos. Sendo assim, é possível que ainda demorem anos para serem lançados e com preços pouco inclusivos.

Assine a nossa newsletter e se mantenha atualizado a respeito do que acontece de mais importante no mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *