UX Design não é sobre criar telas de apps e sistemas

Por Rafaele Oliveira

 

Você já percebeu que o termo UX está em alta e que a área de tecnologia fala muito dele. Com isso, é feito um link automático entre UX e tecnologia, mas isso não é bem verdade. 

 

O que significa UX?

UX significa experiência do usuário, em inglês. O termo só se popularizou na década de 90 com o crescimento dos computadores Apple, através do engenheiro e psicólogo Don Norman. Porém, o termo já era mencionado desde 1950. E antes disso, algumas empresas, como Toyota, já pensavam na relação entre o homem e o ambiente à sua volta, só que usavam outros termos para descrever essa área.

 

O que faz um UX Designer?

Se a nossa vida permeia os mundos offline e online, a nossa experiência também. Por exemplo: você já deve ter comprado um produto que tinha uma embalagem muito difícil de abrir e te causou uma frustração. Em compensação, se já comprou um produto da Apple, percebeu que a embalagem de proteção dos aparelhos e fios sempre tem pontinha para cima? Ela serve para o usuário removê-la sem nenhum esforço. Isso foi pensado por um Designer UX no projeto dessa embalagem.

 

Abrindo iphone

Aba que auxilia a remover o celular da embalagem (Fonte: video IPHONE 12 – UNBOXING! – Canal Loop Infinito)

Já no mundo digital, quando falamos em apps e softwares, há o famoso caso onde a Google testou mais de 50 tons de azul para chegar no azul perfeito para sua família de produtos. O objetivo principal deles era ter o tom mais amigável e clicável possível (quase uma obsessão, digamos, mas rendeu milhões de dólares para eles). 

 

O que é UI?

Você deve lembrar que há alguns anos existia a profissão de Web Designer, que era a pessoa que criava o desenho de sites. Com a chegada dos smartphones, wearables e smart TVs, fala-se em Designer UI.  O termo UI significa interface do usuário em inglês, então faz sentido ter um cargo de Designer UI para a pessoa que cria os desenhos das telas. 

 

A junção de UI e UX

O termo Designer UI/UX (na teoria) pede um profissional de Design focado tanto em interfaces como em experiência do usuário. Sendo assim, a área de UX é bem extensa por si só, então, um profissional UI/UX seria quase que ter, em uma pessoa só, um combo de um arquiteto e um engenheiro numa obra. Too much, não acha? Então, na prática, quando vemos um Designer UI/UX, o que acontece são profissionais de Design de interfaces com um bom senso de experiência do usuário.

Tudo isso torna a UX uma área ainda usada de forma superficial. Por um lado, é muito bom popularizar questões importantes da experiência do usuário, mas por outro, é preciso ter profundidade para, de fato usufruir, dos princípios de UX.

 

Fontes:
Don Norman: Term UX
Norman Group: A 100-Year View of User Experience
Marcin Treder: The History of User Experience Design

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *